Dia Mundial do Café!

Bom dia!
Apesar de termos uma manhã um tanto ou quanto invernosa vamos lá animá-la com uma belíssima bebida, o tão apreciado Café...

Produzido a partir dos grãos do fruto do cafeeiro, o café é uma bebida que tradicionalmente é servida quente, porém, atualmente existem algumas receitas que servem o café gelado. 

Em 1980, era a segunda mercadoria mais vendida em todo o mundo, ficando apenas atrás do petróleo. 

O café começou a ser produzido nas terras altas da Etiópia, mas foi através do Egito e da Europa que ele se espalhou para o restante do mundo. Em 1727, o governador do Estado do Grão-Pará enviou o sargento-mor Francisco de Melo Palheta numa viagem, encarregando o oficial de conseguir trazer algumas variedades de café para plantação. Na Guiana Francesa, o sargento conseguiu ganhar a confiança da esposa de um importante político de lá, e foi ela quem deu uma variedade de café-arábico, trazida para o Brasil de forma clandestina. 
Hoje em dia, os brasileiros são responsáveis pelo consumo anual de 20 milhões de sacas de café, o que equivale a 173 biliões de cafés, ou como também é conhecido, de bicas. 

O volume de café torrado e moído exportado tem diminuído com o passar dos anos, e um dos principais motivos é o surgimento dos cafés blends, que misturam diferentes tipos de café. 
Dia Mundial do Café 

Vários estudos têm vindo a demonstrar alguns efeitos benéficos do consumo moderado de café, associando-o a maior capacidade de concentração e aumento da produtividade, bem como a menor incidência de doenças como Parkinson e Alzheimer
Pela sua riqueza em compostos antioxidantes, o café pode ainda contribuir para a redução do risco de diabetes tipo 2, de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro. Assim, a inclusão de café nos hábitos alimentares diários, da população adulta saudável, pode ocorrer no âmbito de uma alimentação completa, variada e equilibrada, desde que não se ultrapassem as doses recomendadas.

O fato do consumo regular e moderado de café poder melhorar a atenção, concentração e memória de adultos e crianças torna quase obrigatória a necessidade de que o café, com ou sem leite, faça parte da ementa diária. Tomado logo pela manhã, ao acordar pode trazer um grande benefício a crianças, adolescentes e jovens.


Dose ideal de Café para Consumo Diário
Consumo
de Café
Início da
Manhã
Meio da
Manhã
Início da
Tarde
Meio da
Tarde
Até 10 anos
50 ml
50 ml
50 ml
50 ml
10 a 15 anos
100 ml
50 ml
100 ml
100 ml
15 a 20 anos
100 ml
100 ml
100 ml
100 ml
20 a 60 anos
150 ml
150 ml
150 ml
150 ml
Acima de 60 anos
150 ml
50 ml
100 ml
50 ml











Só boas razões para apreciar-mos um bom café!

Bom dia com um bom cafézinho!

Sem comentários

Enviar um comentário

Obrigada por alegrares o meu dia com a tua preciosa opinião.

Não te esqueças de carregar no botão "notificar-me" para saberes o quanto aprecio a tua opinião e te respondo.