Substituto para o Sal

Olá!
Andava eu distraída a vaguear pelas noticias que me apareciam na net quando me deparei com esta que achei muito interessante e passo a partilhar com vocês.
Como sabem o Sal faz falta na nossa alimentação, no entanto tem associado benefícios e malefícios.
O sal desempenha um papel importante em diversas funções do organismo. Essencial para uma boa saúde, mantém o volume de líquidos no corpo, evitando a desidratação, é um participante ativo em funções básicas no corpo, como contração muscular, impulsos nervosos e ritmo cardíaco, permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo. Impede ainda a propagação das bactérias que decompõem os alimentos.
 Quando consumido em demasia faz o organismo reter mais líquidos e aumentar o volume, prejudicando os rins e levando ao aumento da pressão sanguínea.
A dose diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 5g, sendo em Portugal largamente ultrapassada (mais ou menos 10g).
Apesar de não ter impacto imediato no organismo, a longo prazo leva ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.
O maior malefício do consumo excessivo de sal é a hipertensão.
Eu vou experimentar!

2 comentários

Obrigada por alegrares o meu dia com a tua preciosa opinião.

Não te esqueças de carregar no botão "notificar-me" para saberes o quanto aprecio a tua opinião e te respondo.